ImmiPress

Empresa RIO patrocina 4 pilotos da Copa Truck

13/03/2025

Com 79 anos de trajetória, a RIO – Riosulense, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, fornecerá camisas de cilindro entre outras peças

O logo da empresa está estampado nos caminhões dos pilotos da equipe Tiger Team 

Caminhão da equipe Tiger Team com logo da RIO na lateral da cabine (crédito: Rodrigo Ruiz)

Para valorizar o automobilismo e, também, mostrar o grande potencial de suas peças automotivas, a RIO - Riosulense S.A., de Rio do Sul/SC, anuncia o patrocínio, pelo segundo ano consecutivo, na Copa Truck de quatro pilotos da equipe Tiger Team: Felipe Gama, Ricardo Alvarez, Alberto Cattucci e Victor Franzoni. 
A Tiger Team – nova marca da equipe ADF de Amilton Bagaço, desde janeiro de 2022 - apesar de ser nova, já conquistou o vice-campeonato da Copa Truck, na Categoria Elite (2024). E, na soma das carreiras de seus 4 pilotos, acumula 32 pódios, sendo 11 em 2024, com duas vitórias nas competições da Copa Truck. “Estamos trabalhando muito para a estreia no dia 23/3, em Campo Grande/MS. Já fizemos dois treinos em pista e muito trabalho de engenharia, inclusive com a RIO”, conta o empresário Leonardo Camargo, chefe da equipe junto com Amilton Bagaço. 

Peças da RIO – Como uma das mais importantes fabricantes de peças para motores de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário e naval, a RIO fornecerá aos 4 pilotos, durante 2025, camisas de cilindro produzidas especialmente para o caminhão de corrida. 

A peça tolera grandes temperaturas e condições extremas, devido ao material especial utilizado, com elementos de liga, que garantem mais resistência e menos manutenção. Além disso, a camisa da RIO passa pelo processo de brunimento Plateau Honing (pré-amaciamento da peça), que diminui o atrito entre camisa e anel de pistão e garante qualidade para caminhões de alta performance.

A empresa também fornecerá guias de válvula com liga superior, que passam por processo de tratamento térmico. E sedes de válvula, cuja composição são a base de níquel, o que aumenta a resistência e a dureza das peças; e têm uma área maior de diâmetro externo e altura para maior dissipação do calor. “Assim, nós comprovamos a qualidade e o potencial das peças da RIO que estão nos caminhões de corrida desses pilotos e, também, nos caminhões das estradas”, afirma Marcelo Berri, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da RIO.  

Para Berri, a parceria com os pilotos possibilita a realização de um estudo de performance. “Em média, após cerca de 3 corridas, por questões de segurança, os pilotos trocam o conjunto de peças usadas por novas e devolvem as peças trocadas para uma avaliação interna. Basicamente procuramos saber qual foi o desgaste da peça, se foi uniforme ou não, entre outros detalhes. Trata-se de uma análise bem criteriosa e envolve as áreas de metrologia e laboratório da RIO”, explica Berri.  
Em contrapartida a este trabalho da empresa, os pilotos estarão na pista com o logo da RIO estampado em seus caminhões. “A RIO é uma parceira muito importante para a equipe, tanto na questão de desenvolvimento de peças como na utilização das peças já fabricadas pela empresa”, afirma Leonardo Camargo. Segundo ele, os equipamentos dos pilotos da Tiger Team ajudam muito a prometer um dos melhores anos para a equipe. “Vamos com tudo buscar os pódios”, conclui.

A RIO – Marca global, fornece peças para o mercado de reposição nacional e internacional, para as principais montadoras do mundo, e para o mercado agrícola e ferroviário. Atualmente tem um portfólio que já reúne 5 mil part numbers, em 21 famílias de produtos. 

A empresa tem certificações conquistadas ao longo dos anos, entre elas, a IATF 16949:2016 e ISO 14001. Em 2024, conquistou 5 Prêmios: 3 “Maxion Supplier Award” – nas categorias Desenvolvimento de Produto, Suprimento e Qualidade, Iniciativas ESG -; 1 “Best Supplier Innovation”, pela Cummins Brasil Ltda., como Melhor Fornecedor em Inovação; e 1 “Supplier Awards”, da MWM, na categoria Excelência em Desenvolvimento.

Com laboratórios equipados e engenharias especializadas, investe continuamente em tecnologia e inovação de processos para oferecer as melhores soluções ao mercado. Expandiu os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos que são desenvolvidos em parceria com as engenharias das montadoras. O parque fabril está localizado no interior de Santa Catarina, na cidade de Rio do Sul, com 27.000 m2 construídos, área total de 1.000.000 m2. A empresa tem mais de 900 colaboradores e exporta para mais de 25 países em todos os continentes e segue abrindo mercados no exterior. 

Os Pilotos

Victor Franzoni (Tiger Team) – Iniciou carreira em 1999, com apenas 4 anos de idade. Desde o inicio conquistou muitas vitórias e títulos no kart. Aos 9 anos, em 2005, foi campeão brasileiro de kart pela primeira vez. Depois, conquistou o titulo novamente em 2010. Também recebeu o título de campeão da Copa Brasil de Kart em 2005, 2008 e 2009. Em 2011, iniciou a carreira na fórmula e, em 2012, já estava na Europa, nas categorias de base. Em 2014 se mudou para os Estados Unidos onde conquistou muitos títulos, o principal foi em 2017, na categoria Pro Mazda. Com isso, ganhou uma bolsa para correr na Indy Lights em 2018, quando venceu uma corrida e terminou em 4º lugar no campeonato. Em 2019, fez algumas corridas no IMSA com o GT3 e DPI, também corridas de GT3 no Brasil. Em 2023 estreou na Copa Truck, conquistando uma Pole-position e 6 pódios, na categoria Pro.

Felipe Game (Tiger Team) – Iniciou carreira profissional no Kartismo Brasileiro em 1994. Desde então, vem acumulando vitórias e vivências em diferentes categorias. Entre as conquistas: Tri-campeão Campineiro de Kart (1994/95/96); 6 x Top Quality da Stock Car (2005/2007); 13 pódios nas duas temporadas do Brasileiro de Marcas 2012-2014, maior vencedor na categoria com 6 vitórias, sexto colocado no campeonato com 6 pódios; e vencedor das 3 horas de Guaporé.

Ricardo Alvarez (Tiger Team) – Piloto com carreira marcante desde a sua estreia em 2000. Entre as suas conquistas estão: Campeão dos 500 km de São Paulo – Brasileiro de Endurance em 2003; Campeão absoluto da Stock Paulista em 2009, vencendo o campeonato por antecipação, mesmo tendo ingressado apenas na terceira etapa; e campeão das Mil Milhas Brasileiras (2021). No mesmo ano, iniciou a trajetória na Copa Truck, se destacando como o único piloto com um Scania no Grid. Em 2023, migrou para um caminhão Mercedes e em 2024 passou a integrar a equipe Tiger Team na Copa Truck e alcançou a 7ª colocação no campeonato.

Alberto Cattuci (Tiger Team) – Paulista, iniciou sua carreira no Kart aos 8 anos de idade. Conquistou inúmeras vitórias, como o Campeonato Mundial de Kart Biland (2008), quatro vezes o Campeonato Brasileiro de Kart e nove vezes o Campeoanto Paulista de Kart. Estreou no automobilismo em 2007, na Fórmula São Paulo, e teve passagem pela Fórmula 3 Sul-Americana. No final de 2012, estreou na Fórmula Truck, quando foi o melhor piloto classificado com a marca Volvo. Em 2020, conquistou a segunda colocação no grid, em sua corrida de estreia na Copa Shell HB20. No ano seguinte assinou como piloto Shell Helix a temporada com seu primeiro titulo na categoria. Em 2023, realizou mais uma temporada vencedora e finalizada com seu primeiro titulo na categoria.

Outros patrocinadores da equipe TIGER Team (Instagram: @tigerteamrace), além da RIO: Concreto Cortesia, Intercâmbio, Braclean , Hexlub , Rodopiro, CNA, Profrotas (empresa da Ipiranga).

Redes sociais da RIO: 
@rio.expert
https://www.linkedin.com/company/riosulense/
https://www.facebook.com/rio.expert
https://www.youtube.com/@RIOEXPERT
Relacionamento com a Imprensa:
Deborah Ferreira
E-mail: deborah@tudoemcomunicacao.com.br / cel.: 11 97252-2360